NOTÍCIAS Política

Justiça Eleitoral proíbe carros de som nas eleições 2018

jul 25, 2018 Leandro Santos

A cada eleição a Justiça Eleitoral realiza alguma mudança no que pode e o que não pode dentro do processo de campanha eleitoral. Entre várias mudanças previstas para este ano, uma que ganhou destaque foi a proibição de carros de som rodando com os famosos jingles de candidatos. Mas a proibição não é total. O carro, minitrio ou qualquer outro meio sonoro pode rodar pelas ruas apenas se candidato estiver em algum evento, como: carreatas, caminhadas, passeatas, reuniões e comícios.

E quem desrespeitar a lei?

Dependendo da infração, quem fizer propaganda eleitoral fora do período ou do padrão permitido pode ser punido com o pagamento de multa no valor de R$ 5.000,00 a R$ 25.000,00.

Caso haja violação do horário permitido pela lei ou da distância mínima que o equipamento deve estar dos prédios públicos como: hospitais, casas de saúde, escolas, bibliotecas públicas, teatros e igrejas, será tomada uma medida para interromper a ocorrência.

Vale lembrar que a campanha eleitoral começa a partir da 0h do dia 16 de agosto. Este ano os eleitores irão votar para deputado federal (4 dígitos), deputado estadual (5 dígitos), dois senadores (3 dígitos cada), governador (2 dígitos) e presidente (2 dígitos).

Saiba outras regras das Eleições 2018 baixando o conteúdo exclusivo da Justiça Eleitoral.