Entretenimento

Projeto oferece teatro, dança e oficina de circo gratuitamente

out 06, 2017 Leandro Santos

A Fundação Espaço Cultural da Paraíba (Funesc) realiza, desta sexta-feira (6) até o dia 19 deste mês, mais uma edição do projeto “Interatos – mostra e formação permanente de teatro, dança e circo”. Nesta sexta-feira, dia 6, está programado o espetáculo ‘Odissí – A dança de Orissa’, com Silvana Duarte (de São Paulo).

Apresentação será às 20h, no teatro Santa Roza, em João Pessoa. Silvana estará acompanhada das dançarinas Dárida Faggi e Roberta Mitsuda (do estúdio Padmaa Arte e Cultura – de São Paulo). Os ingressos custam R$ 10 (inteira) e R$ 5 (meia). O Interatos tem parceria com a PBGás e patrocínio de O Boticário.

O espetáculo tem 55 ​minutos de duração, com as coreografias Guru Kelucharan Mohapatra, Guru Sharon Lowen e Guru Ratikant Mohapatra. É uma forma de dança curvilínea e sedutora que traz a representação das esculturas templárias do estado de Orissa. Canto, dança e ritmo contam histórias de deuses, deusas e de homens divinos. O figurino é de Bahagirath Das.

A mesma Silvana Duarte ministrará oficina de dança indiana (estilo Odissí), sábado (7), das 10h ao meio-dia, na escola de dança do Teatro Santa Roza. As inscrições ainda estão abertas. Contato através do e-mail: dancafunesc@gmail.com.

Silvana Duarte é profissional da dança há 33 anos. Há mais de duas décadas dedica-se exclusivamente ao estudo e promoção da tradição Odissi e da cultura indiana, por meio de palestras, espetáculos e workshops.

Em São Paulo, é diretora artística do estúdio Padmaa – Arte e Cultura e professora sênior do Indian Cultural Centre do Consulado Geral da Índia. É colaboradora da Palas Athena desde 2001, em eventos artísticos da “Cultura de Paz”.

Tem boi no algodão

Parte da programação do Interatos deste mês estará dentro da programação do ‘Espaço da Criança’, evento que festejará o Dia das Crianças, dia 12, na Fundação Espaço Cultural.

A peça ‘Tem boi no algodão’ será encenada no dia 12, a partir das 15h, no Teatro de Arena. A entrada é gratuita. O espetáculo é uma montagem da companhia paraibana Boca de Cena e tem inspiração na cultura nordestina.

O público é convidado a apreciar o encontro harmonioso entre o babau, o forró e o coco de roda, apresentados em um espetáculo divertido que conta as aventuras do negro Benedito e seu boi ensinado, nas terras do Capitão João Redondo.

Nesta história (que dura 50 minutos) o dono da fazenda de algodão, rico, poderoso e cheio de preconceitos, acaba sendo ludibriado por seu vaqueiro, o astuto Benedito, que rouba o coração de sua filha Rosinha. Texto e direção são de Artur Leonardo.

O pano de fundo dessa trama conta com uma riqueza natural característica de nosso Estado, que se tornou um símbolo cultural e artístico do povo paraibano – o algodão colorido. O mestre de cerimônias do espetáculo é ‘O Coelho Banzé’.

Looney Tunes Crew

Dia 12, dentro da programação do evento ‘Espaço da Criança’, tem mais Interatos Dança. O Looney Tunes Crew fará apresentação no Mezanino 2 da Fundação Espaço Cultural, a partir das 16h. A entrada é gratuita.

O grupo Looney Tunes Crew foi fundado em 2008 com intuito de propagar a cultura Hip Hop. Já participou de várias apresentações pelas comunidades, promovendo atividades sociais e também de campeonatos em eventos renomados na cidade de João Pessoa e fora da Paraíba.

O Projeto Social Looney Kids atende crianças e adolescentes de famílias carentes de forma gratuita, ensinando os fundamentos da cultura Hip Hop, abrangendo especificamente o Break (dança de rua.

Circo

Dia 19 deste mês, o Interatos contará com uma palestra da professora Fátima Pontes (de Pernambuco). Ela falará sobre o seguinte tema: ‘As artes circenses como componentes curriculares – Proximidades, distâncias e possibilidades’). A palestra acontecerá às 19h, na Sala 4 do Mezanino 2 da Fundação Espaço Cultural. A entrada é gratuita.

Fátima Pontes trabalha com arte educação e sempre atuou no movimento social. Participou como gestora e coordenadora de diversos projetos na área das artes e da educação popular. Formada na graduação em artes cênicas pela UFPE, onde fez mestrado na área da educação. Também atua como atriz, produtora cultural e professora de teatro.

Participou de diversas instâncias de discussão e proposição de políticas públicas para as artes circenses como o I Colegiado de Circo da Funarte/MINC, Câmara Setorial de Circo em dois biênios e fez parte em 2015/2016 da equipe de consultores da Política Nacional das Artes/Funarte/MINC.

Há 17 anos coordena a área executiva e artística da ONG Escola Pernambucana de Circo (uma das instituições vinculadas à Rede Circo do Mundo/Brasil, que tem parceria com o Programa Cirque du Monde, do Cirque du Soleil).

Parceria com a PBGás 

A Companhia Paraibana de Gás (PBGás) e a Fundação Espaço Cultural da Paraíba estão juntas na realização do projeto Interatos, colocando a cidade de João Pessoa no roteiro das principais produções de teatro, dança e circo do país.

Este ano, foi assinado contrato de patrocínio entre a PBGás e a Funesc para a realização do projeto Interatos, que promove atividades permanentes entre os meses de março a dezembro, sempre no primeiro fim de semana do mês, com espetáculos cênicos do Brasil e da Paraíba.

Dentro do projeto Interatos serão desenvolvidos, ao longo do ano, atividades de formação e espetáculos de teatro, circo e dança patrocinado pelo Boticário e a PBGás, através da Lei Rouanet.

Patrocínio de O Boticário 

O patrocínio de O Boticário é resultado de um edital nacional da empresa. O Interatos teve projeto aprovado no ‘O Boticário na Dança’, um programa de patrocínios a projetos culturais voltado exclusivamente para a área da dança.

‘O Boticário na Dança’ é estruturado com a finalidade de contribuir para a preservação, a valorização e o acesso à dança e às suas diversas manifestações; fortalecer a produção cultural de grupos, criadores e artistas; e estimular a formação de público e talentos para a área.

Os apoios são direcionados a festivais, mostras, espetáculos, manutenção de companhias, circulação, produção de vídeos, livros e periódicos, sites, cursos, workshops, oficinas, palestras, fóruns, exposição fotográfica e exibição de vídeos e filmes.

Interatos

Realizado pela Fundação Espaço Cultural da Paraíba, o ‘Interatos – Mostra e Formação Permanente de Dança’ promove mensalmente apresentações e atividades formativas (oficinas, cursos, debates, rodas de conversa, seminários) com artistas paraibanos, nacionais e internacionais.

Sob coordenação de Ângela Navarro, o setor de Dança tem programação regular nos equipamentos da Fundação Espaço Cultural José Lins do Rego (Funesc), complexo cultural com uma das maiores áreas construídas na América Latina, lugar central e seguro que possui entre seus equipamentos uma escola de dança, com cerca de 500 alunos.

Já a parte de Teatro tem coordenação de Suzy Lopes e mantém um curso anual de formação, além de oficinas e montagens teatrais. A coordenação de circo tem à frente Diocélio Barbosa e conta com a Escola Livre de Circo Djalma Buranhêm, onde são realizados cursos de formação regulares e atividades lúdico-educativas para crianças e bebês.