NOTÍCIAS

Pavilhão do Chá vai se tornar Centro Cultural

ago 29, 2017 Redação

João Pessoa vai ganhar nos próximos meses mais um espaço dedicado à cultura local. É que após um longo processo judicial com o Instituto do Patrimônio Histórico e Artísitico do Estado da Paraíba (Iphaep), a Prefeitura da capital vai transformar o famoso Pavilhão do Chá, localizado na Praça Venâncio Neiva, em um Espaço Cultural.

Há cerca de dois anos o local estava passando por reformas, mas nos dez últimos meses as obras tiveram que ser suspensas por uma decisão judicial do Tribunal de Justiça da Paraíba (TJPB).

Entenda

Todo esse processo aconteceu porque a Prefeitura estava reformando o local para instalar a sede do Banco Cidadão, abrigando serviços de apoio aos pequenos negócios da cidade. O problema é que o local é tombado pelo Patrimônio Histórico Estadual, decreto que vem desde 1980 e que impede grandes intervenções em sua arquitetura.

O Pavilhão já tinha sofrido alterações com a instalação de paredes metálicas e estruturas com vidro para fazer as divisórias do Banco Cidadão. Em nota, a Prefeitura compreendeu a decisão e informou a nova destinação ao Pavilhão, que será voltado para atividades culturais.

“Vamos dar uma nova cara ao local, queremos manter a praça viva e por isso vamos tonar o Pavilhão em um espaço para fomento à cultura, com apresentações artísticas, lançamentos de livros, recitais e outros”, afirmou o chefe de gabinete do prefeito Luciano Cartaxo, Hildevânio Macedo.

O novo Pavilhão do Chá será entregue nesta quinta (31) e faz parte do pacote de obras em comemoração ao aniversário de 432 anos da cidade.

Foto: Felipe Gesteira