Mundo

Distância entre Terra e Marte será menor nesta segunda

maio 30, 2016 Redação

Nesta segunda-feira (30), Terra e Marte vão estar na posição mais próxima já registradas nos últimos 11 anos. Com essa aproximação, hoje será possível ver o planeta vermelho a olho nu. A menor distância registrada foi em agosto de 2013. Este fenômeno acontece quando a Terra forma um alinhamento quase perfeito com o Sol e Marte, chamado de “Fenômeno de Oposição Afélica”.

Para esta noite, está calculada uma distância de aproximadamente 75,3 milhões de quilômetros, um  número que pode parecer alto, mas a distância entre os dois planetas pode chegar a até 400 milhões de quilômetros. No ano de 2003, foi registrada uma distância de 55,76 milhões de quilômetros, a menor marca registrada em 60 mil anos.

Este alinhamento acontece a cada 26 meses, mas como nem sempre as circunferências entre os planetas são perfeitas, as distâncias nem sempre são as mesmas no momento do alinhamento. A previsão de que o fenômeno ocorra novamente é para julho de 2018 e com uma distância ainda menor que a de 2016. Cerca de 57,6 milhões de