NOTÍCIAS

Dia Internacional da Síndrome de Down é comemorado com diretrizes

mar 21, 2017 Redação

21 de março é do Dia Internacional da Síndrome de Down e a data é lembrada por vários movimentos que acolhem e apoiam a inclusão de pessoas com a síndrome e outras deficiências intelectuais. Um exemplo disso é o Instituto Primeiro Olhar, uma organização sem fins lucrativos que atua no estado da Paraíba e colabora com iniciativas de acolhimento a famílias e pacientes.

Para destacar a importância do trabalho da organização, o instituto em parceira com o Movimento Down, lançou na manhã desta terça-feira (21), no auditório do Tribunal de Justiça da Paraíba, a campanha “Síndrome de Down tem Diretrizes”, com a intenção de divulgar orientações sobre a saúde dos portadores da SD.

Lançadas em 2012, a partir de um Grupo de Trabalho no Ministério da Saúde do qual o Movimento Down fez parte, as Diretrizes de Saúde indicam e explicam as principais ocorrências e estabelecem um calendário de exames e vacinas indicadas. Com esta campanha, o instituto pretende popularizar as Diretrizes, ainda pouco conhecidas pelas famílias e pela comunidade médica.

Para o especialista em Medicina Fetal e um dos fundadores do Instituto Primeiro Olhar, Dr. Eduardo Fonseca, o evento foi essencial para disseminar essas diretrizes e mostrar para sociedade o quanto os portadores tem a capacidade de realizar atividades do cotidiano.

“Essas pessoas são capazes. A pessoa com Down não se diferencia de outras pessoas, elas podem sim estar presentes em ambientes de trabalho, estudando e principalmente liderando espaços”, destacou.

As cartilhas também destacam os cuidados com a saúde das crianças com Down, como familiares podem procurar apoio à instituições de acolhimento e os direitos assegurados em lei que pessoas com a síndrome possuem.

Cartilhas

Além das diretrizes, também estão sendo divulgadas várias cartilhas que abordam temas da saúde das pessoas portadoras da síndrome de down e vídeos tutoriais com exercícios de estimulação.

Três Vivas para o Bebê – Guia de acolhimento às famílias

Caderneta de Vacinação e Curvas de Crescimento para SD

Roteiro para a Hora da Notícia para Profissionais de Saúde

Guia de Estimulação Precoce – 0 a 3 anos

Vídeos de Estimulação Precoce

Primeiro Olhar

O Instituto foi criado em 2016 através da preocupação de mães de crianças com a Síndrome de Down em acolher outras famílias no momento da descoberta da doença. Com apenas dois meses de atividades, os idealizadores perceberam o aumento na demanda de atendimento e resolveram ampliar a atuação. A instituição é formalizada e não possui fins lucrativos, sendo referência em várias áreas, como de aconselhamento, facilitador na assistência à saúde, pesquisa e capacitação profissional.

Foto: Leandro Santos