Brasil Esportes

Brasil ganha primeiro ouro com Judô

ago 08, 2016 Renata Ribeiro

A judoca Rafaela Silva ganhou a primeira medalha de ouro para o Brasil nos Jogos Olímpicos Rio 2016, nesta segunda-feira (8). A conquista na categoria até 57kg veio na final contra Sumiya Dorjsuren, da Mongólia, que é a primeira colocada do ranking mundial.

Nascida na Cidade de Deus, no Rio de Janeiro, Rafaela contou com o intenso apoio da torcida na Arena Carioca 2. Sobretudo da família, que marcou presença para apoiá-la. “Quero agradecer demais a todo mundo que gritou. O pessoal que viu meu sofrimento diariamente sabe que eu não gostava de treinar. Mas acho que ninguém treinou mais que eu neste ciclo Olímpico”, disse a campeã à Rede Globo após a medalha.

O pai de Rafaela, Luiz Carlos, preferiu não comparecer aos primeiros combates da filha, tamanho o nervosismo. Mas esteve na semifinal e na final, sentado ao lado da mulher Zenilda e da sobrinha da judoca Ana Carolina. “Não é porque é minha filha, mas ela merece muito. Uma pessoa do bem, humilde”, vibrou a mãe. “Ela comprou convite para todo mundo, trouxe família e amigos. Mandou fazer camisetas, bonés.. Ela merece. É uma guerreira única. Uma guerreira de ouro”.

Mas quem mais vibrou com a conquista foi a irmã Raquel Silva, que também é judoca: “Não estou acreditando. Ver a sua irmã realizando o sonho de ser campeã Olímpica é algo que não dá para explicar. É o sonho de uma família toda”.

Corrida pelo ouro

Nas primeiras lutas, Rafaela venceu Miryan Roper, da Alemanha, e Jandi Kim, da República da Coreia, segunda colocada do ranking mundial. Nas quartas de final, superou a húngara Hedvig Karakas, que eliminou a brasileira dos Jogos Londres 2012. Corina Caprioriu, da Romênia, foi a vítima na semifinal, em luta decidida apenas no golden score.

Foto: David Ramos

Rio 2016