NOTÍCIAS

50 alunos da rede estadual embarcam para intercâmbio

set 14, 2017 Leandro Santos

50 alunos da rede estadual de ensino iniciaram hoje uma experiência de conhecimento e desafios. É que começou mais uma etapa do programa de Intercâmbio Internacional Gira Mundo/Canadá. Uma solenidade marcou o embarque e contou com a presença do Governador Ricardo Coutinho e outras autoridades.

Esta é a segunda versão, que no ano passado oportunizou a estadia de 50 estudantes no Canadá durante cinco meses. De acordo com o Governo do Estado, nesta edição serão investidos mais de R$ 3,5 milhões, incluindo 25 selecionados para intercâmbio em Portugal e 25 para a Espanha, que devem embarcar até o final de setembro.

Sobre

O Gira Mundo visa proporcionar aos alunos matriculados na segunda série do ensino médio, o desenvolvimento linguístico e a interação com novas culturas e métodos de ensino, que, ao regressarem, se tornarão multiplicadores em suas regiões; e desenvolver ações voltadas ao aprimoramento da educação no Estado da Paraíba.

O projeto visa também motivar os alunos e professores da rede pública estadual de educação na busca de melhor formação e desempenho na escola.

Foram oferecidas 50 vagas para alunos do 2º ano do Ensino Médio mediante resultado das notas do 1º ano, cursado em 2016 e do 1º bimestre do ano letivo de 2017. Para seleção foram aplicados o Test Toiec Bridge nas 14 Gerências Regionais de Educação (GREs).

A seleção foi realizada em três etapas, de caráter classificatório e eliminatório e de uma última etapa de caráter apenas eliminatório.

A primeira etapa selecionou 1.800 alunos, com as maiores médias do desempenho acadêmico do ano de 2016.

Todos os alunos que participaram do teste recebem certificados e não só os alunos selecionados para o intercâmbio.

Os estudantes classificados e aprovados para o intercâmbio receberão uma bolsa instalação e cinco bolsas manutenção no valor de R$ 700,00. A primeira, entregue antes do embarque ao país de destino, para cobrir despesas iniciais, e as demais no decorrer do tempo.

Eles também vão receber seguro de saúde durante o período em que estiverem residindo no país de destino. A acomodação será em casa de família residente na localidade definida para o intercambista.

O avião levando os estudantes decolou já no início da tarde, por volta do meio-dia. Um desafio para muitos e um orgulho para o nosso estado.