NOTÍCIAS

5 dicas para não pirar na prova do Enem

nov 04, 2017 Redação

Tá chegando a hora em que mais de seis milhões de candidatos irão sair de suas casas em todo o Brasil para o Exame Nacional do Ensino Médio (Enem). E se bate aquele frio na barriga um dia, horas ou até mesmo durante o exame, não se preocupe. Vamos te ajudar com algumas dicas para relaxar antes e durante esse momento tão decisivo.

Antes de qualquer coisa, algumas informações que vão te ajudar bastante e podem evitar problemas.

1- Dê uma última conferida no seu local de prova no site do Inep

2 – Leve o comprovante de inscrição só por precaução

3 – Não esqueça do RG. Se perdeu ou foi roubado, leve o boletim de ocorrência

4 – Não esqueça: é proibido usar aparelhos eletrônicos durante o Enem

5 – Importante: é permitido apenas o uso de caneta esferográfica preta com tubo transparente

6 – Lembre-se que não estamos no horário de verão. Por aqui os portões fecharão ao meio-dia.

Enem: o que pode e o que não pode

Dadas as dicas mais importantes para você não vacilar, vamos ao que interessa nesse post.

Se você perguntar quais são os maiores medos dos estudantes durante uma prova importante, provavelmente uma das primeiras respostas será: “dar um branco”! Os famosos apagões, movidos a nervosismo e pavor, são mais comuns do que imaginamos. Por isso:

Vá ao banheiro

Isso mesmo. Dar uma pausa na leitura da prova para caminhar um pouco, lavar o rosto e aliviar toda essa tensão, pode ajudar a renovar as energias e fazer sua cabeça repensar as questões. Muitos candidatos relatam que conseguiram lembrar de assuntos fazendo isso. É importante que você sempre comunique ao fiscal de prova, que vai lhe conduzir até o local. É de praxe. Esqueça o fiscal e foque apenas em relaxar a mente.

Ah, não dá para ficar indo ao banheiro de cinco em cinco minutos ou você vai perder totalmente o foco.

Beba água e faça um lanche

A intenção é a mesma de ir ao banheiro. Você dá uma desligada por alguns minutos para voltar com todo o gás! Além disso, fazer aquele lanchinho durante a prova ajuda a manter a glicemia estável. Assim, seu rendimento não vai cair e sua mente repõe as energias para gabaritar ao máximo.

Cuidado com o tipo de lanche, hein!? 

Saiba o que comer durante a prova do Enem

Que tal uma esticada?

Pequenos alongamentos durante a prova ajudam a aliviar o desconforto que faz muitos candidatos perderem a concentração. A gente sabe que a prova é bastante cansativa. Aqui na redação alguns chegaram a fazer o Enem e essa tática do alongamento chega a ser divina. Então, assim que terminar um questão, respire fundo, erga os braços, estique as pernas e relaxe.

Foque na sua prova

Nada de ficar olhando para o coleguinha ao lado. Além de ser chato, isso pode provocar a sua desclassificação no exame. Aí adeus Enem. A melhor estratégia para essas horas é imaginar que está fazendo a prova sozinho, se concentrando apenas em você. O pescoço vai doer, você, até durante o alongamento, mexer. Mas, é bom olhar para baixo ou então fechar os olhos.

Se liga na postura

São horas de prova, então com certeza seu corpo vai começar a reagir com dores nas costas, ombros, pernas. Para evitar que elas sejam intensas, dê uma distância saudável da folha. Arrume sua postura e volte para a prova. Deixe a coluna confortável na cadeira e se concentre. Se essa dor ficar chata, volte a tática do banheiro e ao alongamento.

Tá vendo só? São dicas simples, mas que vão te ajudar muito no exame. A gente tá aqui torcendo para que tudo dê certo e que você saia arrasando no Enem deste ano.

Com Me Salva